Buscar meios de vida mais sustentáveis se tornou uma constante para as sociedades modernas, e assim, as formas de consumo e produção também seguem se transformando. Dessa forma, e como apontam as principais pesquisas de tendência, os consumidores têm priorizado móveis duradouros.
Na Maqmóveis trabalhamos com matérias primas selecionadas, e neste guia, explicamos cada uma delas de forma descomplicada para que você possa escolher o móvel perfeito para te acompanhar por muito tempo!
A importância da matéria prima na escolha de móveis duradouros
Tão importante quanto o design, a escolha da matéria prima é determinante na criação de um móvel feito para durar! Fatores como o contexto em que o móvel será usado, seu peso, formas de armazenagem e higienização devem ser considerados para ampliar sua vida útil.
Qualquer que seja o ambiente, em escolas ou escritórios, os acabamentos dão o tom da decoração, mas precisam ser funcionais para atender às necessidades de uso de cada rotina. Por isso, quando falamos de móveis de uso intenso, como cadeiras e poltronas, é preciso atenção aos detalhes.
Para assentos estofados: tecido ou laminado vinílico?
Na Maqmóveis, assentos estofados mais aconchegantes, podem ser revestidos em tecido ou em laminado vinílico. O principal tecido usado em nossos assentos é o tecido do tipo crepe.
Sua composição em poliéster permite grande variedade de cores, e se comparado a tecidos naturais, como o algodão, são mais duráveis. As cores se mantêm vibrantes por mais tempo, preservando a aparência original do produto, além de serem resistentes ao amarrotamento do tecido. São, ainda, agradáveis ao toque e não retém calor em dias de temperatura elevada, o que contribui para seu uso de forma confortável.
Outra opção para o revestimento dos assentos estofados é o laminado vinílico. Trata-se de um tecido sintético que tem o aspecto do couro natural. O laminado vinílico é bastante resistente, e é recomendado para ambientes de uso intenso devido à facilidade de higienização, uma vez que tem alta resistência ao contato com água. Não é recomendado, no entanto, para ambientes onde há grande exposição de luz solar, que pode interferir na tonalidade da cor com o passar do tempo, e também por reter mais calor em comparação com o tecido do tipo crepe.
Laminado melamínico
Além dos assentos estofados, outra opção de acabamento para cadeiras e poltronas, são os laminados melamínicos, que revestem os produtos produzidos em multilaminados de madeira maciça. No Brasil, os laminados melamínicos são amplamente conhecidos como “Fórmica®”, marca registrada e empresa líder de mercado na produção desse material, e que se tornou sinônimo da categoria graças à qualidade de seus produtos. Os laminados melamínicos estão disponíveis em diversas cores e texturas, desde cores sólidas até padrões amadeirados.
A impermeabilidade do material, que evita manchas na estrutura da peça, aliada a maior resistência à incidência da luz solar e avarias, garante a durabilidade e também a estética do móvel. Sua higienização também é mais simples se comparado com assentos estofados revestidos de tecido, e por isso é bastante recomendado para móveis de uso escolar, assentos e mesas usados em refeitórios, bancadas e mesas coletivas de escritórios, e até ambientes mais luminosos.
Móveis duradouros: saiba mais sobre as estruturas
Além do revestimento, que, em geral, é mais exposto ao contato direto durante o uso de um móvel, o material da estrutura é extremamente importante para garantir a durabilidade e influencia diretamente no seu custo-benefício.
Usado em diversas estruturas de móveis, as barras de aço carbono – que são dobradas, soldadas e finalizadas com pintura eletrostática na nossa fábrica em Taquaritinga – garantem resistência ao uso contínuo e à ação do tempo no móvel. Podem ser finalizadas em diversas cores e texturas que são o diferencial do produto final. Na Linha Maq Aço, por exemplo, o aço é matéria prima única de armários e outros itens de armazenagem, que tem pintura eletrostática, e são indicados para áreas de uso coletivo e intenso, como bibliotecas, academias e vestiários, onde a umidade também contribui para o desgaste dos móveis.
Madeira maciça, compensado ou MDF?
Amplamente utilizada na fabricação de móveis, cada tipo de madeira tem características, vantagens e desvantagens específicas. A madeira maciça tem apelo estético, uma vez que cada espécie de árvore de onde é extraída a madeira, atribui determinadas características ao produto. É, no entanto, mais suscetível a danos na estrutura, como marcas de batidas, riscos, manchas, etc.
Uma alternativa bastante resistente à madeira maçica, é o compensado – multilaminado de madeira, composto por folhas de madeira e resinas sintéticas. Ainda, outras alternativas recorrentes no segmento moveleiro são os materiais denominados MDP e MDF. O compensado é mais pesado em relação a esses materiais, porém mais resistente à água.
MDF e MDP
Já o MDP e o MDF são materiais parecidos; os dois levam uma mistura de resina na sua composição e são versáteis em suas aplicações.
O MDF é a sigla para Medium Density Fiberboard – placa de fibras de densidade média, em tradução livre – que é produzido a partir da junção de fibras de madeira com resina sintética. As placas são coladas umas sobre as outras e fixadas através de alta pressão, formando uma placa final uniforme, versátil e resistente ao atrito, permitindo diferentes cortes e acabamentos no móvel, porém mais pesada e com menos resistência a cargas, como no caso de prateleiras, por exemplo.
MDP é a sigla para Medium Density Particleboard – em português: placa de partículas de densidade média – é composto por três camadas; a do meio com fibras grossas e as da superfície, mais finas, e assim como o MDF é produzido com alta pressão e temperatura. Em comparação com o MDF, o MDP tem maior resistência estrutural por suportar mais peso e umidade, porque na sua composição a camada central de fibras mais espessas de madeira possui pequenas aberturas, que absorvem a umidade primeiro, dificultando o “estufamento” do móvel.
Quer saber mais?
Navegue pela galeria e descubra como aplicamos cada um desses materiais em nossas diferentes linhas.