Quando você imaginou que a pausa entre uma reunião e outra poderia ser preenchida por um episódio da sua série favorita? Ou que logo ao fundo da voz da professora, você poderia ver e ouvir o barulho do mar? As formas de trabalhar e estudar mudaram, e uma nova geração de móveis promete dar cara nova para os ambientes de aprendizagem e trabalho, cada vez mais acolhedores e descontraídos.
Isso porque a pandemia nos trouxe para dentro de casa, e dela, nos fez adaptarmos a novos modelos de trabalho, estudo, entretenimento… Como resultado, após quase dois anos de isolamento social, muitos países têm observado a flexibilização das restrições, frente ao avanço das campanhas de vacinação. Ainda assim, o legado deixado pelo período de quarentena carrega mudanças importantes, em consonância com tendências que já estavam em curso antes desse cenário, atrelando definitivamente trabalho e bem-estar.
Em março de 2021, relatório da WGSN, autoridade global em tendências de consumo e design, chamou atenção à tendência do “Lounging Around” – em tradução livre: “descansando por aí”. O documento destacou a importância do bem-estar nos ambientes, a partir deste momento em que passamos mais tempo dentro de casa.
Com a integração do “home” e do “office”, e a mudança das salas de aula para às salas de casa, tornou-se importante a discussão sobre como fazer do ambiente onde se estuda ou se trabalha, um ambiente confortável e acolhedor, seja este o nosso lar, um escritório ou escola, ou qualquer outro espaço que possa ser ocupado pelo usuário para este fim: um café, um coworking, um espaço público…
Conheça os móveis Maqmóveis para ambientes acolhedores e descontraídos
Não é de hoje que a Maqmóveis pensa soluções de acolhimento a ambientes tradicionalmente rígidos. Por isso, nossas categorias Office e Educação, apresentam soluções que buscam agregar acolhimento e descontração a espaços corporativos e de aprendizagem, desde o surgimento do nosso hub de inovação Maq ID há alguns anos. Conheça abaixo alguns exemplos e inspire-se!
A Poltrona Pólen, da Linha Jataí, faz parte desta geração de móveis que busca transformar os ambientes com leveza, porque oferece uma inclinação diferente, mais confortável, mas ainda atenta. Combinada a uma Mesa de Apoio Pólen, torna-se um bom local de trabalho.
No colégio paulistano Rainha da Paz, as Poltronas Pólen foram colocadas na biblioteca, para dessa forma, colorir e criar um ambiente leve e despojado para atividades que exigem concentração.
Ainda na Linha Jataí, os bancos modulares Mel cumprem seu papel quando utilizados para descomprimir os ambientes, porque estão disponíveis em diversos formatos e tamanhos, que podem ser combinados entre si, variando também as cores. Os bancos modulares vão bem dentro e fora das salas. Também no colégio Rainha da Paz, trazem conforto para uma área comum da escola, combinados em diferentes tons de azul.
Para além do design e da funcionalidade das peças, a variedade delas também é importante quando vamos desconstruir a rigidez dos espaços. Nesse sentido, considere diferentes alturas de assento variando entre bancos modulares, poltronas e banquetas, para romper com o padrão tradicional da sala de aula, onde os alunos costumam sentar-se por horas em uma mesma posição.
Nos ambientes corporativos
A descompressão dos ambientes também pode ser trabalhada nos escritórios. A mobília acolhedora pode transformar, por exemplo, a sala de reuniões, tradicionalmente simétrica e rígida. Nesse sentido, o Sofá Jataí, com rodízios, é muito dinâmico! Pode transitar pelo espaço e encontrar, à sua frente, duas Poltronas Pólen, criando uma nova configuração para um espaço de reunião de poucas pessoas.
O Sofá Mel, tem um desenho mais tradicional e proposta de uso coletivo. É como uma cadeira esticada, a ser compartilhada. Um convite à sentar-se, explorando outro aspecto do acolhimento nos locais de interação.